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  • André Dias

7 Maneiras Comprovadas para Reter Pacientes na Área de Saúde

Atualizado: Mar 28

Um excelente atendimento médico, sem dúvida, desempenha um papel essencial na retenção de pacientes e pode trabalhar em conjunto com o marketing médico digital. Avaliar a satisfação e melhorar consistentemente a experiência do paciente, ajudará muito a aumentar os seus resultados.

1. Esteja presente na Internet Sem dúvida, muitos profissionais de saúde são valorizados por seu conhecimento e experiência na área médica, mas nem por isso, devam ficar de fora da internet, que em 2018 chegou a 126,9 milhões de usuários no Brasil (IBGE), e não somente nas cinco regiões do país, mas também nas áreas rurais. A maioria usa pesquisas on-line para escolher um médico, por isso é fundamental estar presente na internet. E como em qualquer ambiente competitivo, uma estratégia de marketing personalizada para mecanismos de pesquisa, pode contribuir para que os resultados sejam direcionados para você, em conjunto a uma comunicação adequada e ações de marketing de conteúdo. Nós da MMD Marketing Médico Digital, podemos ajudá-lo a elaborar essas estratégias de marketing, desde de anúncios (ADS) para ferramentas de pesquisas e redes sociais, como gestão das mesmas com geração de conteúdo de alto valor para sua audiência, e assim, proporcionar uma alta demanda de para o seu site, aumentando assim sua presença social e visibilidade on-line. Com a utilização de palavras-chave corretas e relacionadas aos seus serviços, você pode aparecer nos principais resultados de pesquisa de vários mecanismos de pesquisa para atrair novos pacientes que procuram ativamente por um profissional como você! 2. A tecnologia pode melhorar a experiência do paciente em toda sua jornada Integre a tecnologia à sua prática para adicionar conforto à jornada on-line do seu paciente e aprimorar a ainda mais experiência do paciente. Suas estratégias de marketing devem promover todos os aspectos do atendimento virtual que você, como organização de assistência médica, pode fornecer aos seus pacientes. Alguns exemplos de como a tecnologia está adicionando conveniência às experiências dos pacientes são agendamentos on-line, atendimento virtual aos pacientes, informações de saúde facilmente acessíveis e até um Tour Virtual 360º em seu espaço, para que o paciente conheça suas instalações, antes mesmo estar presente. 3. A utilização da inteligência artificial para aumentar a personalização A análise avançada e a inteligência artificial (IA) são as tendências reinantes em muitos setores por um motivo. Essas técnicas não apenas ajudam a entender o comportamento do consumidor, mas também ajudam a criar as melhores estratégias para o próximo passo. Começando com ferramentas simples, como o Google Search Console e o Google Analytics, para ajudar você a coletar dados sobre seu público-alvo. Ao analisar cuidadosamente os mapas de calor do usuário, a atividade do usuário e os termos de pesquisa, você pode otimizar o design do site e as campanhas de marketing digital ao longo do tempo. Depois de entender melhor as experiências de seus pacientes, você pode aumentar a personalização em seu site e sua abordagem de marketing. Melhorar a experiência do paciente com base em suas descobertas é uma ótima maneira de reter os pacientes que você adquiriu por meio de esforços de marketing. 4. A tática de marketing certa para criar uma impressão positiva Essa é uma das maneiras mais simples pelas quais a MMD Marketing Médico Digital pode ajudá-lo a atrair e reter pacientes. A tática de marketing correta ajudará seus pacientes a ter uma percepção positiva dos cuidados que receberão por você ou por sua sua clínica. Aqui estão três maneiras de como é possível melhorar a experiência do paciente que chegará até você e fidelizá-lo: Forneça a seus pacientes todas as informações que eles precisam. Crie conteúdo ao qual pacientes e clientes possam se referir e tomar uma decisão informada quando tiverem um problema ou pergunta específica. Seus pacientes devem confiar em você além das visitas pessoais. Melhore a sua disponibilidade como prestador de serviços de saúde. Certifique-se de que seus pacientes sejam atendidos em tempo hábil em todas as consultas ou cirurgias. Além disso, mantenha as equipes de atendimento e marketing envolvidas, para que não haja qualquer "ruído" na comunicação. Por exemplo, eles não devem promover uma oferta que não existe mais ou executar uma campanha para um serviço que não há disponibilidade. Promova hospitalidade em saúde para seus pacientes. Use os recursos apropriados para criar experiências excepcionais ao paciente em sua unidade de saúde ou consultório. Ações simples, como agendar compromissos com antecedência, abordar as preferências dos pacientes, ter um espaço adequado e confortável que transmita segurança e credibilidade, isso aumentará a lealdade do paciente. 5. Gerencie sua reputação para fortalecer sua marca Em primeiro lugar, SIM, você é uma marca, e sua reputação online pode fazer cada vez mais por você ou quebrar sua prática médica. É por isso que você deve considerar (determinantemente) obter ajuda profissional para o gerenciamento de reputação. Com a gestão e acompanhamento de todas suas redes e presença on-line, você pode avaliar as percepções e toda experiências dos pacientes, acompanhando qualquer feedback negativo em tempo real. Com análise de informações sobre as áreas que precisam ser trabalhadas, é possível lidar (e "tratar") as queixas de seus pacientes infelizes. A intervenção rápida ajudará sua taxa de recuperação de serviço e retenção de pacientes, que em grande maioria se tornam grandes propagadores de sua marca. Além disso, os pacientes em potencial verão como você está envolvido e em sintonia com as preocupações e comentários do paciente. 6. Use mensagens para criar bons relacionamentos A interação pessoal com seus pacientes pode fazer maravilhas pela sua prática! Portanto, é melhor se comunicar com seus pacientes por meio de mensagens, telefonemas e e-mails, e acompanhar como eles estão. Serviços personalizados sempre atrairão envolvimento e ajudarão a construir um bom relacionamento com o paciente. Como você pode ter agendas agitadas, considere terceirizar esse trabalho para profissionais que sobre direção do Marketing, projetarão e enviarão mensagens e respostas personalizadas em seu nome. 7. Aproveite os comentários e as referências do paciente O feedback positivo e as referências dos pacientes podem atuar como catalisadores para sua prática, chamamos isso de validação social - e isso tem muito valor. Para maximizar seu potencial de aquisição de pacientes, aproveite as críticas positivas e elabore um programa de referência para aumentar ainda mais sua base de pacientes. Obtenha ajuda profissional para criar e gerenciar programas de marketing de referência baseados em sentimentos. Como médico, você pode se concentrar em fornecer serviços de alta qualidade e deixar o resto em mãos de profissionais. Eles receberão feedback positivo e trabalharão em campanhas para criar uma base sólida de referências. Reter pacientes através do marketing em saúde não é ciência do foguete. Desde que você esteja ciente das tendências atuais do mercado e da implementação de métodos comprovados, como estes listados acima, poderá reter com sucesso novos e atuais pacientes que chegam à sua clínica. Quer saber mais? Entre em contato direto conosco. Até breve!


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